Pão e vinho: 6 ideias para a harmonização mais antiga da história
Parte da alimentação da humanidade desde os egípcios, estes alimentos até hoje são parte da mesa de muitas culturas
Duas preparações muito presentes desde a antiguidade, o pão e o vinho sempre tiveram papeis de destaque nas sociedades. Em se tratando de pão, essa massa simples feita à base de água, trigo e fermento é tão celebrada que ganhou um dia só dela. Em 16 de outubro se comemora o Dia Mundial do Pão. A criação da data é recente, instituída em 20000, pela União dos Padeiros e Confeiteiros de Nova York (EUA).
Dados da Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria (Abip) mostram que em 2018, havia mais de 70,5 mil padarias em todo o país. Cerca de 95% são micro e pequenas empresas. O campeão de vendas sempre foi o pão francês (com 45% de participação naquele ano). Porém, ele perdeu um pouco da força “no bolo”, para aqueles feitos com cereais e integrais e também porque atualmente há uma variedade muito grande de produtos.
Mas se comer pão é bom, na companhia de um vinho fica ainda melhor. Hoje, quando entramos em uma padaria a oferta é tão grande que muitas vezes é difícil sair com apenas um pãozinho. Mas como tudo na vida pode combinar com uma garrafa de vinho, há algumas dicas para deixar a experiência mais completa.
A primeira harmonização da humanidade
Você já pensou que é possível que a primeira harmonização que se tem relato seja a de pão e vinho? O pão é um alimento muito antigo, estima-se que ele tenha sido criado pelos egípcios 6.000 a.C., quando esse povo descobriu a fermentação do trigo.
O surgimento do vinho também é dado na mesma época, no Vale do Rio Nilo. O vinho acompanhou várias civilizações, como os persas, os gregos e os romanos. Esteve presente em batalhas e atravessou a Idade Média até chegar nos tempos atuais. O pão também construiu um caminho semelhante.
Na Bíblia, há relatos de que um dos milagres de Jesus Cristo, foi feito com vinho. Quando ele transformou água na bebida para que esta fosse servida nas Bodas de Canaã, pois a mesma havia terminado.
Além disso, outra passagem muito representativa que envolve pão e vinho é a Santa Ceia, quando ele e os apóstolos se serviram destes alimentos. Crendo ou não nestas histórias, é inegável todo o simbolismo e trajetória que estes dois fermentados têm em comum.
Como não errar na harmonização
Comer pão e beber vinho pode ser algo muito corriqueiro, porém como toda harmonização há algumas regras de ouro para que tudo seja equilibrado. O sabor do pão não pode se sobressair ao do vinho e vice-versa. A ideia é um melhorar o outro. Se o pão tiver um sabor mais forte, a sugestão é beber um vinho tinto robusto.
Já os brancos, casam bem com os pães menos marcantes. Porém, fique atento aos tipos de bebidas mais ácidas, essas são bem difíceis de harmonizar, pois não combinam com a textura do alimento.
Se optar por servir sanduíches, o recomendado é que a harmonização seja feita entre os elementos principais do recheio e o vinho. Afinal, eles é que irão se sobressair ao sabor do pão.
Está com dúvida de como fazer um casamento perfeito entre pão e vinho? Confira algumas sugestões.
Baguettes
As baguettes tipicamente francesas são pães de sabor muito neutro e combinam com vinhos de uvas francesas como Pinot Grigio e Cabernet Sauvignon. Esses rótulos têm sabores suaves e por isso trarão um equilíbrio.
Focaccias
As focaccias são pães de origem italiana em formato achatado. Podem ser feitos com os mais variados recheios, como tomate, ervas ou queijo, por exemplo. O clássico é composto apenas por sal grosso, azeite e alecrim e combina muito bem com vinhos rosés, principalmente os mais secos.
Pão de centeio
A dica para acompanhar o pão de centeio são os vinhos feitos com a uva Pinot Noir. Geralmente esses pães possuem a casca mais caramelizada e o interior um pouco adocicado, o que harmoniza com esse tipo de vinho.
Ciabatta
De origem italiana, a ciabatta é um pão de massa magra e aspecto rústico. Pode ser servido acompanhado apenas de azeite ou usado na montagem de sanduíches, por exemplo. É uma boa pedida quando servido com champagnes ou espumantes.
Pão de fruta
Pães feitos com frutas secas, nozes ou castanhas, são um pouco mais adocicados e por isso precisam de um vinho que valorize essa característica. Uma opção são os brancos feitos de uva Riesling. Por serem um pouco mais ácidos, ajudam no equilíbrio.
Pães doces
Pães feitos com massa rica em açúcar, manteiga, na companhia de frutas ou chocolate vão bem na companhia de um vinho de sobremesa, como o do Porto. Mas não esqueça: se o açúcar estiver em excesso nas duas preparações, a combinação não dará certo.
Brioches
Os pães brioche são clássicos da panificação francesa. São fofos, de sabor leve e um pouco adocicados combinam muito bem com um champagne francês.
Todos os vinhos em um só lugar
Agora que você sabe que a harmonização entre pão e vinho pode render muito assunto e muitos jantares, é bom lembrar que todos os rótulos de que precisa estão disponíveis em apenas um lugar. A TopWines é um e-commerce com garrafas dos principais países produtores de vinho do mundo e oferece aos clientes produtos de qualidade em um ambiente de compra seguro.
A seleção da loja é feita por curadores especializados em encontrar os melhores exemplares das mais diferentes uvas. São garrafas para todos os gostos, inclusive rótulos premiados.
Acesse o site, confira as ofertas especiais e conheça o Clube de Assinaturas TopWines, uma opção para deixar a sua adega sempre abastecida.