Como e onde guardar e conservar a sua garrafa de vinho em casa?

Com imóveis cada vez mais enxutos, conheça alternativas para acomodar o estoque de vinho em casa sem precisar de uma grande adega
O ato de beber vinho em casa é tão prazeroso quanto a degustação em um restaurante. Para isso se tornar um hábito, muitas vezes ele começa tímido, quando um rótulo é comprado a cada ida ao supermercado ou a um empório. Depois vem a ideia de assinar um clube de vinhos e assim quando se percebe já se fez construiu a própria adega. O estoque caseiro ajuda para quem quer conhecer mais da bebida, pois haverá sempre um rótulo disponível e diferente para ser consumido.
Porém, a maioria das pessoas não vive em uma casa com um espaço (seja uma espécie de porão ou sala) completamente adaptado em relação a controle de umidade e temperatura para que os vinhos repousem tranquilamente. Aí mora o problema. Como fazer para guardar as garrafas em ambientes não projetados para isso.
Hoje o mercado disponibiliza alternativas para melhor acomodar os vinhos em casa sem que eles percam qualidade. Sejam adegas elétricas portáteis ou adaptações simples nos próprios ambientes. Outra alternativa são os vinhos jovens, produzidos para consumo imediato. Ideias são muitas e com certeza você encontrará a melhor para manter seguro o seu estoque de vinhos em casa.
O armazenamento dos vinhos em casa
Vinho é uma bebida que não gosta de mudanças bruscas, sejam elas de temperatura, luz, umidade e até vibrações. Por isso, preste atenção em algumas soluções para melhor acomodar as suas garrafas em casa.
Como muita gente pode acreditar, a cozinha nem sempre será o melhor lugar para guardar o vinho em casa. Ainda mais se no espaço escolhido tiver emissão direta de luz. Isso é péssimo para a bebida, pois acelera o envelhecimento da mesma. Outro problema desse ambiente são os cheiros e as vibrações produzidas por como motores como da geladeira, coifa, etc. Na cozinha há variações de temperatura o que também é ruim.
Se escolher colocar as garrafas em um armário embutido, seja em qual cômodo for, ele não pode pegar luz direta. O local precisa ser bem ventilado e não ser nem muito seco e nem muito úmido.
Caso tenha uma adega climatizada, excelente. Se não tiver, mas morar em um lugar com escada, pode acomodar as garrafas em uma caixa de isopor embaixo da mesma. Ali elas vão ficar protegidas e se conservarão por mais tempo. O importante é sempre achar um cantinho protegido de luz e longe das variações bruscas no ambiente.
Cuidados ao guardar o vinho
Para que a experiência de beber vinho em casa não seja frustrada, há alguns cuidados necessários. Quando for guardar as garrafas, se elas forem fechadas com rolha, é preciso que fiquem na posição horizontal. Acomodados dessa maneira, os vinhos continuam molhando a rolha e assim não haverá ressecamento e a entrada de oxigênio.
Se as garrafas forem fechadas com tampa de rosca ou screw cap elas poderão ficar na vertical, sem prejuízo à bebida. Esse tipo de fechamento geralmente é usado em vinhos jovens que devem ser consumidos mais rápidos.
Uma dica de ouro é fugir da geladeira. Esse eletrodoméstico não foi feito para armazenar por um longo período de tempo os vinhos e manter a qualidade. Lá, a temperatura e a umidade não costumam ser ideais, além disso, há vibrações do motor. Isso tudo irá interferir na qualidade do vinho.
Dicas na hora de abrir a garrafa
O vinho é uma bebida viva, ou seja, ela continua se modificando com o passar do tempo. Dessa forma, a conservação inadequada pode estragá-lo ou mudar as características. Algumas dicas na hora de abrir a garrafa são preciosas para que toda a experiência de beber um vinho em casa não seja frustrante. Observe o estado da rolha, se ela for de cortiça, veja se não há presença de fungos.
Outra análise importante é a da cor, veja se ele está límpido e brilhante se não desbotou ou até mesmo escureceu (no caso dos brancos). Depois cheire o vinho e observe se não há aroma de azedo. Por fim, prove e constate se não há notas ácidas além do esperado.
Onde guardar o vinho que sobrou na garrafa
Você sabia que uma garrafa de vinho tem o volume de 750 ml porque essa é considerada a medida para uma pessoa? Mas se não quiser consumir o conteúdo todo, há como fazer a armazenagem para beber depois. O ideal é guardar a garrafa em uma adega climatizada, porém sem esse item é possível recorrer temporariamente à geladeira.
Nunca deixe a garrafa destampada e posicione-a na vertical. Utilize acessórios próprios para a vedação como rolhas à vácuo ou sistema de gás – que impede que a ação do oxigênio estrague o vinho. Se não tiver nada disso, pode usar uma rolha de inox, sintética ou até de cortiça, mas aí o consumo deve ser em no máximo um dia.
Em geral, após abertos, os espumantes refrigerados duram entre um e dois dias, brancos encorpados de dois a três. Os rosés, tintos leves e brancos leves continuam próprios para consumo por três dias. Já os tintos encorpados podem ser consumidos em até quatro dias. Por fim, os fortificados se mantém próprios para consumo entre 15 e 20 dias após abertos. Isso tudo quando conservados com tampa e na geladeira.
Clube de assinaturas é ótima opção para reforçar o estoque de vinhos em casa
Bateu aquela vontade de beber um vinho em casa, mas por segurança é melhor não sair para comprar. Como fazer para resolver? Assinar um clube de vinho. Essa é uma ótima opção para quem quer ter o seu próprio estoque e estar suprido em qualquer hora do dia.
No Clube do Vinho TopWines você escolhe o plano e recebe, com toda a segurança, duas garrafas por mês no conforto do lar. Os rótulos são escolhidos por curadoria especializada e enviados ao cliente.
Além disso, participar do Clube do Vinho TopWines dá direito a frete grátis na TopBox, 10% de desconto nas compras feitas na loja, ofertas exclusivas, bônus surpresa para os sócios fundadores e dicas de especialistas na hora de fazer as compras. Acesse o site e faça parte do melhor clube de apreciadores de vinhos.