Clube de Vinho: você sabe como funciona esse serviço de assinatura?

Momento econômico, provocado pelo isolamento social, contribui para o crescimento na procura do serviço de assinatura de bebidas
Um movimento iniciado há alguns anos vem ganhando força nos últimos meses, o chamado: clube de vinho por assinatura. O crescimento é notado devido ao isolamento social que estamos enfrentando desde março de 2020. Mas você sabe o que é esse tipo de serviço que abrange também outros setores?
Eles se popularizaram no Brasil na segunda década dos anos 2000 e, por meio dessa modalidade, é possível comprar os mais diferentes produtos: cerveja, livros, doces, artigos de papelaria, carnes nobres e… vinhos!
Ter acesso a produtos de qualidade e com exclusividade é algo que agrada os consumidores. Dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), apontam que os serviços por assinatura cresceram 167% no país nos últimos quatro anos e a estimativa de faturamento já ultrapassa R$ 1 bilhão.
Enquanto o ir a uma loja e escolher o seu vinho preferido está comprometido por causa da quarentena, assinar um clube especializado na bebida é uma excelente alternativa.
O mercado está em alta, impulsionado principalmente pelo aumento no consumo de bebidas em casa, onde o vinho lidera. No primeiro trimestre de 2020, o consumo do fermentado a base de uvas nos domicílios subiu 10,9%, quando comparado ao mesmo período de 2019. Os dados são da Ideal Consulting, empresa especializada em pesquisa de mercado no setor.
Se o momento é de cuidado, receber os produtos preferidos em casa com segurança e comodidade já é um alento. Ser surpreendido, é melhor ainda. É isso que os clubes de assinatura promovem, surpresa, qualidade e segurança.
Afinal, o que é um clube de assinaturas?
Mas você sabe o que é um clube de assinaturas? É uma forma de ter acesso a produtos de qualidade com exclusividade, por meio de um plano mensal ou anual. Existem clubes de assinatura dos mais diferentes segmentos, alimentação, saúde, beleza, literatura e bebidas.
Se pararmos para pensar, a incorporação dos clubes na vida dos brasileiros não é nova. Afinal, você lembra quando os jornais ou revistas eram entregues diariamente, semanalmente ou mensalmente nas residências? Isso não passava de um clube de assinaturas. Mas o que mudou consideravelmente nos últimos anos é a diversidade desses pacotes. Hoje, é possível comprar e receber (quase) tudo na comodidade do lar.
Clubes oferecem produtos exclusivos, curadoria na hora da escolha, brindes e vantagens. Tudo o que uma simples compra em uma loja muitas vezes não consegue contemplar. E se o consumidor decidir assinar um clube especializado em vinhos? Ele vai encontrar além dessas vantagens outras também. Afinal, oportunidades de ficar com a taça cheia não falta.
Como funciona um clube de vinho?
O cliente faz uma assinatura para receber vinhos, que pode ser anual ou mensal, e já é sócio do clube que comercializa a bebida. Simples assim! Ele vai escolher dentre as modalidades disponíveis como quantidade ou tipo de rótulos, por exemplo, e todos os meses irá receber os vinhos no conforto de casa.
Uma das vantagens é que as garrafas são selecionadas sem que o consumidor saiba o que vai receber. Ele tem ideia do que escolheu, mas os rótulos que serão enviados são surpresa. O que deixa a experiência ainda mais inusitada.
O clube é indicado para todo o tipo de apreciador de vinhos, desde os iniciantes até os mais exigentes. Outra vantagem é ter acesso a uma gama de produtos maior do que a encontrada em muitas lojas físicas, que fazem estoques restritos por causa do giro de vendas.
Vantagens em assinar um clube de vinhos
Os clubes de vinhos são indicados para todos os tipos de consumidores. Porém, quem está entrando no mundo dos vinhos pode sentir alguma dificuldade em escolher o que beber. Aí esses serviços por assinatura são fundamentais. Eles oferecem uma curadoria essencial para quem não sabe por onde começar. Profissionais capacitados e que já beberam muito vinho de diversas partes do mundo trabalham para fazer essas escolhas.
Outra vantagem é o preço. No geral, as empresas que oferecem clubes por assinatura praticam valores mais atrativos para os clientes. Isso em comparação com a compra de um rótulo avulso em loja.
Além disso, é comum ter frete flexível e envio de outros brindes. Há clubes que presenteiam com revistas e encartes com dicas de harmonização, por exemplo. O que é ótimo para quem quer aprender a deixar a experiência ainda mais completa.
Além disso, é possível ter acesso a vinhos seletos produzidos especialmente para aquele clube. Este serviço também é essencial para a desmistificação de que o vinho é uma bebida difícil de beber e que só deve ser consumida por quem entende. Muito pelo contrário, ele é tão democrático quanto os concorrentes.
Vinho casa bem com tudo, dos petiscos de boteco aos jantares sofisticados. Os clubes estão aí para dar mais conhecimento e empoderamento na hora de abrir a garrafa.
TopWines apresenta o seu clube de vinhos
Da paixão de dois amigos pelo vinho e estudos de mais de dez anos, nasceu a TopWines. E-commerce que chega ao mercado para trazer mais opções de compras e conhecimento sobre essa bebida que tanto intriga e encanta.
Além de proporcionar vendas online com rótulos nacionais e importados, a TopWines também criou o seu próprio clube de vinho por assinatura. Por meio dele, o consumidor tem acesso a planos que melhor se encaixam no seu perfil.
Hoje, são oferecidos três opções, com valores e rótulos distintos. Independentemente da escolha, o consumidor receberá dois vinhos por mês com frete flexível. Escolha a que melhor se encaixa no seu perfil e se prepare para encher a sua próxima taça. Veja as opções aqui.
Pingback:Como é feita a curadoria de vinhos em um clube de assinaturas?
Pingback:Vinhos no inverno, quais os tipos dão match com o frio da estação?
Pingback:Sou iniciante no mundo dos vinhos, como aprender a degustar?